.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Domingo, 6 de Janeiro de 2008

1º Encontro do Grupo de Apoio da API em Lisboa

Para algumas pessoas compreenderem o titulo deste post, vou ter de contar uma história que é minha mas provavelmente com a qual se vão identificar muitas pessoas que me visitam.

 

Logo após ter casado, quis engravidar, pois sempre sonhei com uma familia grande e tanto eu como o meu marido somos filhos unicos. As dificuldades foram muitas e não vale a pena estar a cansar-vos com elas, pois a maior parte da pessoas já as conhece, mas no longo caminho de infertilidade que percorri durante 8 anos, senti-me sempre sozinha e abandonada, como se fosse a unica pessoa com este problema, apesar de saber que somos muitos e muitos. Que me perdoem se vou melindrar alguém, mas eu nunca tive problemas em assumir que tinha dificuldades em engravidar só que a maior parte das pessoas esconde esta situação e até nas consultas e tratamentos da especialidade, toda a gente estava de cabeça baixa, parecia que tinha medo de ser conhecida. Não matei ninguém, não roubei ninguém, apenas procurava a realização de um sonho que quase todas as mulheres tem mais cedo ou mais tarde nas suas vidas, que era ser mãe, por isso sempre assumi os meus problemas mas mesmo na minha roda familiar sabia haverem pessoas com os mesmos problemas, que se esquivavam sempre que eu tentava falar no assunto.

 

Já depois de estar gravida, encontrei na internet um forum que abordava o tema, o 1º em Portugal, isto do conhecido Pink & Blue, que está ligado ao tema Bebés no site da Clix. Ai comecei a navegar e a "conhecer" tantas e tantas histórias com as quais me identificava. Faltava-nos uma entidade que nos ajudasse, que nos defendesse, que falasse por nós, pois a união faz a força e uma pessoa sozinha não consegure fazer-se ouvir muito bem. Resolvemos formar uma associação, à qual chamamos API (Associação Portuguesa de Infertilidade) e lá fomos fazer a escritura da sua formação, paga com o dinheiro do nosso bolso, imaginem só! Gosto de fazer parte dela, apesar de sentir que podia fazer mais. Mas a maior parte das pessoas da direcção são da zona Norte do País e eu tenho pouca disponibilidade para andar a correr de um lado para o outro. Também gostava que me pedissem para fazer mais coisas, que exigissem mais de mim.... Enfim, faço o que posso e agora resolvemos fromar Grupos de Apoio espalhados pelo País inteiro, para tentar chegar às pessoas que sofrem de infertilidade e que queiram partilhar as suas experiências, que queriam conversar, rir, chorar, ficar contestes, ficar desiludidas com o que as espera, os preços proibitivos dos tratamentos nas clinicas privadas, os exames e tratamentos pouco simpáticos, as listas de espera longas nos hospitais do estado, a pouca simpatia e sensibilidade demosntrada pelos profissionais de saude (não só nestes casos, claro) a hipotese da adopção, a procura de outras alternativas a ter filhos, enfim, conversar sobre tudo e mais um pouco.

 

Assim, na 6ª feira passada, por volta das 20h 30m tivemos o 1º encontro do Grupo de Apoio de Lisboa.  Já existem grupos de apoio em Braga (o pioneiro) no Algarve e vai iniciar actividade ainda este mês também o de Benavente. Correu muito bem e eramos 11 pessoas que ao fim de um dia e uma semana de trabalho resolvemos mesmo assim encontrarmo-nos e conversar sobre tudo o que nos vais na alma. Eu gostei, senti-me bem. Tenho como parceira nesta iniciativa a Sandra (mamã do Guilherme) que tem uma história de vida muito parecida comigo e que sem duvida é uma companheira de andanças fantástica. Passou de amiga virtual a amiga real e juntas iremos continuar com este nosso grupo que ainda agora nasceu mas que tem muito para dar, com esperança que as pessoas que dele fazem e virão a fazer parte, se sintam bem e possam sair das reuniões um pouco mais leves e com um pouco mais de coragem para continuar esta luta terrivel que nos atormenta. Vamos tentar fazer uma reunião por mês e se alguém estiver interessada em participar pode inscrever-se através do mail

 

galapfertilidade@gmail.com

 

que estaremos de braços abertos para receber e conversar com toda a gente que assim o deseje.

 

Agora noticias do meu menino, pois acho que nunca consigo afixar um post sem falar dele, porque será?

 

Na 6ª feira foi pela 1ª vez ao teatro com os colegas da escolinha. Foram ao Teatro Politeama ver a peça " A Estrela" e confesso que não sei muitos pormenores. O Dinis contou que foi de camioneta porque era muito lomge e a camioneta tinha cintos. A colega M. tirou o cinto e a educadora ralhou. Depois chegaram a uma sala grande e as luzes apagaram-se todas. havia um menino vestido de amarelo que se chamava Pedro e que queria apanhar a estrelinha. Depois veio o soninho e não sei mais nada..... Amanhã vou perguntar mais pormenores à educadora, sempre quero saber como ele se portou. Bem, de certeza, pois é um bom menino.

 

Como hoje é dia de Reis, fizeram na escolinha um coroa para usar e trazerem para casa. Foi ele que pintou a dele e vejam só como ficou gira:

Ficou com uma cara meio estranha porque tentou fazer um sorriso com a boca cheia de bolachas... Mas é o Rei da minha casa e eu acho-o fofo de qualquer maneira (mãe galinha!).

 

Beijocas e boa semana para todos, vamos ver se chove menos que a semana que passou...

publicado por era1xeu às 18:54

link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.links

.subscrever feeds

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis