.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Sexta-feira, 13 de Julho de 2007

De volta à rotina diária

Pois é, eu e o meu menino estamos de volta à nossa rotina diária. Ontem fomos de novo à médica do centro de saude e ela passou-lhe um papel a dizer que ele estava apto para voltar à creche. Só tenho de continuar a tentar que ele não se coçe muito, o que não é fácil, principalmente nas da barriga, parece-me serem as que o incomodam mais, a esse nivel. Vamos ver com quantas marcas vai ficar, aceitam-se apostas....

 

Hoje quando veio da escola, trazia a sua ficha de avaliação. Fiquei toda babada, a primeira ficha de avaliação do meu menino! Que crescido que está! A ficha divide-se em 4 partes: comportamento social, postura e motricidade, visão e motricidade fina e audição e linguagem. Apenas na primeira parte teve dois itens negativos, o da alimentação e o de usar copo e colher. Eu já tinha falado com a educadora dele e sei que ele é terrivel para comer. Elas querem que eles comam sozinhos, mas ele gosta é de explorar primeiro a comida, de por as mãos na sopa, de mexer na massa, de experimentar em quantas partes de vai partir o peixe, se o esmagar entre os dedos. Se calhar a culpa é minha, em casa eu dou-lhe sempre a sopa e depois deixo-o comer sozinho o 2º prato. Claro que as primeiras garfadas vão bem, a seguir começa a brincar ou a estregar e vai dai eu dou-lhe a comida. Ele come bem mas é preciso ter paciência pois demora sempre muito tempo porque de distrai com tudo e mais alguma coisa. Se calhar devia deixa-lo sujar tudo e demorar o tempo que ele quizesse, mas eu acho que ele ainda é tão pequeno para lhe exigir que coma sozinho, será que estou errada?

 

Mas fiquei contente noutros pontos, como o facto de dizerem que ele já tira sozinho a roupa, ele cá em casa agora quer vestir-se e despir-se sozinho, acho-lhe uma piada, a fazer tentativas para tirar as cuecas ou as calças, em pé, mas sem cair... Também gostei que considerassem que ele já controla bem os esfíncteres, cá em casa tem dias, na semana que passou comigo em casa, pediu sempre para fazer có-có e o xi-xi, teve dias muito bons e outros menos bons, mas penso que estamos a ir no bom caminho, ora vejam:

Ok, não é umas das suas melhores fotos, mas também o apanhei num momento intimo, certo? Ele prefere este redutor da sanita com os degraus ao bacio e até acaba por ter mais autonomia, pois faz o que tem a fazer sozinho, limpa-se e puxa o autocolismo, uma rotina à qual acha muita piada. A ideia de colar autocolantes na porta do roupeiro do quarto dele, sempre que usava a sanita, também correu bem, pois ele ficava entusiasmado por adorar autocolantes e por eu os deixar colar num sitio tão fixe.

E algumas vezes ele nem colou lá nada, por isso volto a dizer, estamos no bom caminho.

 

De resto tudo bem, gosta de livros, de jogos, é sociável, dorme bem a sesta, sobre degraus com apoio (e tudo aquilo para onde possa trepar, parece o Homem-Aranha...), fala muito bem e sabe contar até dezadez (até 10 na perfeição, depois um pouco aldrabado, ah, pois e dezadez é vinte) e conhece todos os nºs, sabe todas as cores,  conheçe algumas letras e sabe montes de canções (sai à mãe, que anda sempre a cantarolar...). É uma criança muito atenta ao mundo que a rodeia e gosta de exporar todo o que está à sua volta, às vezes repara em pormenores que eu nunca me passaria pela cabeça analisar.

 

Por todas estas razões e ainda pelo facto de terem muitas crianças para a creche, a educadora sugeriu que ele transitasse da sala do 1 ano (onde está agora) para a sala dos 3 anos, que é já no jardim de infância. Confesso que tenho sentimentos contraditórios em relação a esta situação. Se por um lado fiquei super orgulhosa por acharem que o meu filho está apto a avançar um pouco mais, por outro lado vai ser um desafio maior e vai exigir bem mais dele, e na vida temos tantas situações em que exigem tanto de nós, que tenho algum receio de ele ser pressionado a ser mais do que na realidade consegue ser.

 

A educadora decansou-me neste sentido, diz que ele precisa constantemente de novos desafios (é verdade...) e que de fosse para a sala dos 2 anos, ia ficar desmotivado, assim irá fazer muito mais actividades e além disso vai ser uma sala multi-idades, ou seja, vão existir grupos dos meninos mais velhos e dos mais novos e irão fazer actividades consoante as suas idades e a capacidade que demonstrem para responder aos desafios. E também gostei de saber que os coleguinhas com que ele brinca mais vão com ele para a sala novo, por isso não se vai sentir totalmente sozinho. Vamos ver como corre, ele é uma criança esperta, mas muito teimoso e que só gosta de fazer o que lhe dá na real gana, precisa e exige muita atenção, mas gosta de brincar com os meninos mais velhos e tenta fazer o que eles fazem. Por isso, ai vem desafio novo para o meu menino e para mim também, a nivel das minhas funções profissionais, só espero que estejamos os dois à altura dos novos desfios.

 

Ah, é verdade, quanto ao meu tratamento, já começei ontem com as novas picas, com uma caneta toda modernaça e 2ª feira vou fazer mais análises, para depois se delinear o plano estratégico, consoante o resultado destas, a ver vamos.. Vamos ver se encontro uma amiga virtual e colega de tratamentos, que também vai à mesma clinica que eu, fazer análises nesse dia, era engraçado.

publicado por era1xeu às 00:04

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.links

.subscrever feeds

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis