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Hoje fui falar com a educadora da escola do Dinis. Isto porque eu tinha pedido para falar com ele, face ao boletim de avaliação que tinhamos recebido no final do 1º trimestre.
A nivel das capacidades, teve tudo excelente, mas a nivel das actitudes teve tudo médio... Confesso que fiquei triste e preocupada. Eu sei que o meu filho não é uma criança fácil. É meiguinho, doce e simpático mas quando quer e lhe apetece. Tem um feitio complicado em que quer sempre fazer tudo ao jeito e maneira dele. Faz birras e pode vezes amua quando é contrariado. Mas ter médio em todas as atitudes, como é o caso dos parâmetros:
- participa activamente nas actividades programadas;
- aceita e respeita as normas de convivência estipuladas;
- normalmente, relaciona-se e brinca com os colegas;
- tira o máximo partido dos contos, dos poemas, das canções, das danças e do canto na sala de aulas;
deixou-me um pouco preocupada. Por isso lá fui eu, apesar de eu tencionar fazer isto sempre que acabasse um trimestre.
A educadora disse tudo o que eu já sabia, pois tem mesmo a ver com o maneira de ser dele. Que o que tinha posto não implicava que ele nunca fizesse o que lá estava descrito, pois se assim fosse, teria ainda uma nota pior. Mas que ele era uma criança de feitio dificil, pois colaborava quando gostava das actividades que lhe eram propostas, que quando não gostava não fazia e oponto final, nada o demovia de não as fazer.
Que a hora das refeições é complicada, porque ele come muito bem a sopa sozinho mas depois o 2º prato tem de ser a insistir com ele, mas se lhe derem à boca, come tudo e mais alguma coisa (lá em casa as horas das refeições também são dificeis, porque ele deve achar um desperdicio de tempo estar ali só a comer, sem fazer mais nada...).
Que tem dias que está menos bem disposto em que não conseguem fazer nada dele, não quer brincar, não quer fazer actividades, nada, nada.
Que prefere estar junto dos adultos a brincar com as crianças da sua idade (se não estiver nenhum adulto mais por perto, ele brinca, mas se estiver, prefere estar com os mais velhos).
Enfim, como disse, tudo coisas que eu já sabia e que fazem parte da sua personalidade e que não me parecem assim muito graves.Este é o meu filho, mesmo assim. Mas muito meigo e mimoso, adora demonstrar que gosta das pessoas, com beijos, mimos e por palavras também.
Por isso vamos ver a evolução dele mas quer-me cá parecer que na próxima avaliação, daqui a 3 meses, as coisas vão melhorar. Porque eu me interessei. Porque eu falei. E porque vou ter uma conversa com ele sobre a sua atitude na escola.
Porque eu já sabia das refeiçõe e conversei com ele. E parece que a situação melhorou esta semana. Não quer dizer que fique bem para sempre. Mas alguma coisa lá fica dentro da sua cabeça. E a pouco e pouco, acredito que ele vai compreender que viver em sociedade também é ceder, é não termos razão sempre, é darmos o braço a torcer.
Falou também o facto de ele já saber ler e escrever. Ontem não só escrveru o nome dele nos desenhos que fez mas também o nome de todos os colegas, noe desenhos que eles faziam... Também ontem à noite pegou num livro e leu a contra-capa, onde estava a descrição da história, com 6 frases, de uma duzia de palavras cada.
Que isso é muito evoluido para ele, que quando chegar à 1ª classe temos de analisar a situação, por forma a que ele não perca o interesse na escola. Que eventualmente até poderá saltar um ano, no caso de também evoluir em relação aos números como evoluir em relação à letras. O futuro o dirá, mas ele teve uma evolução muito rapida, desde Setembro, em relação ao ler e ao escrever.
Dizem para não o incentivar. Eu não incentivo, mas não posso tapar-lhe os olhos para que não veja as letras que nos rodeiam a toda a hora.
Sai de lá um pouco mais descansada e aguardam-se os desenvolvimentos sobre a atitude dele na escolinha.
Aqui fica uma foto dele, com a coroa que fez na escola, no Dia de Reis.
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