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Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2009

JD e a escola

Hoje fui falar com a educadora da escola do Dinis. Isto porque eu tinha pedido para falar com ele, face ao boletim de avaliação que tinhamos recebido no final do 1º trimestre.

 

A nivel das capacidades, teve tudo excelente, mas a nivel das actitudes teve tudo médio... Confesso que fiquei triste e preocupada. Eu sei que o meu filho não é uma criança fácil. É meiguinho, doce e simpático mas quando quer e lhe apetece. Tem um feitio complicado em que quer sempre fazer tudo ao jeito e maneira dele. Faz birras e pode vezes amua quando é contrariado. Mas ter médio em todas as atitudes, como é o caso dos parâmetros:

- participa activamente nas actividades programadas;

- aceita e respeita as normas de convivência estipuladas;

- normalmente, relaciona-se e brinca com os colegas;

- tira o máximo partido dos contos, dos poemas, das canções, das danças e do canto na sala de aulas;

deixou-me um pouco preocupada. Por isso lá fui eu, apesar de eu tencionar fazer isto sempre que acabasse um trimestre.

 

A educadora disse tudo o que eu já sabia, pois tem mesmo a ver com o maneira de ser dele. Que o que tinha posto não implicava que ele nunca fizesse o que lá estava descrito, pois se assim fosse, teria ainda uma nota pior. Mas que ele era uma criança de feitio dificil, pois colaborava quando gostava das actividades que lhe eram propostas, que quando não gostava não fazia e oponto final, nada o demovia de não as fazer.

 

Que a hora das refeições é complicada, porque ele come muito bem a sopa sozinho mas depois o 2º prato tem de ser a insistir com ele, mas se lhe derem à boca, come tudo e mais alguma coisa (lá em casa as horas das refeições também são dificeis, porque ele deve achar um desperdicio de tempo estar ali só a comer, sem fazer mais nada...).

 

Que tem dias que está menos bem disposto em que não conseguem fazer nada dele, não quer brincar, não quer fazer actividades, nada, nada.

 

Que prefere estar junto dos adultos a brincar com as crianças da sua idade (se não estiver nenhum adulto mais por perto, ele brinca, mas se estiver, prefere estar com os mais velhos).

 

Enfim, como disse, tudo coisas que eu já sabia e que fazem parte da sua personalidade e que não me parecem assim muito graves.Este é o meu filho, mesmo assim. Mas muito meigo e mimoso, adora demonstrar que gosta das pessoas, com beijos, mimos e por palavras também.

 

Por isso vamos ver a evolução dele mas quer-me cá parecer que na próxima avaliação, daqui a 3 meses, as coisas vão melhorar. Porque eu me interessei. Porque eu falei. E porque vou ter uma conversa com ele sobre a sua atitude na escola.

 

Porque eu já sabia das refeiçõe e conversei com ele. E parece que a situação melhorou esta semana. Não quer dizer que fique bem para sempre. Mas alguma coisa lá fica dentro da sua cabeça. E a pouco e pouco, acredito que ele vai compreender que viver em sociedade também é ceder, é não termos razão sempre, é darmos o braço a torcer.

 

Falou também o facto de ele já saber ler e escrever. Ontem não só escrveru o nome dele nos desenhos que fez mas também o nome de todos os colegas, noe desenhos que eles faziam... Também ontem à noite pegou num livro e leu a contra-capa, onde estava a descrição da história, com 6 frases, de uma duzia de palavras cada.

 

Que isso é muito evoluido para ele, que quando chegar à 1ª classe temos de analisar a situação, por forma a que ele não perca o interesse na escola. Que eventualmente até poderá saltar um ano, no caso de também evoluir em relação aos números como evoluir em relação à letras. O futuro o dirá, mas ele teve uma evolução muito rapida, desde Setembro, em relação ao ler e ao escrever.

 

Dizem para não o incentivar. Eu não incentivo, mas não posso tapar-lhe os olhos para que não veja as letras que nos rodeiam a toda a hora.

 

Sai de lá um pouco mais descansada e aguardam-se os desenvolvimentos sobre a atitude dele na escolinha.

 

Aqui fica uma foto dele, com a coroa que fez na escola, no Dia de Reis.

 

 

Beijocas e um bom fim de semana

 

 

 

 

 

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publicado por era1xeu às 18:19

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19 comentários:
De A Nossa Estrela a 9 de Janeiro de 2009 às 19:18
Já sabes a minha opinião, não vale a pena stressares. O importante é que estás em cima dos acontecimentos e ao estares mais atenta se calhar podes tomar algumas atitudes...digo eu...que às vezes tb ando às aranhas!
Beijocas grandes e bom fim-de-semana
Beijinhos
P.S.:De qualquer forma muitos Parabens ao Dinis pelo seu desenvolvimento nas letras!
De sandra e Dinis a 9 de Janeiro de 2009 às 20:04
De facto o Dinis é muito esperto, para a idade dele... já sabe ler!
Compreendo o que sentes. Mas não te preocupes em demasia, ele com o tempo vai perceber melhor as coisas e interagir melhor com os seus amiguinhos.

Este tb é uma das minhas sismas, pois como o D. está comigo, acredito que depois a interação com os outros meninos seja complicada. Tb acho que o meu está bastante desenvolvido, conheces várias letras, numeros até dez e sabe as cores. Mas no que respeita a dormir e comer sozinho está um pouco preguiçoso!

A ver vamos ver, com o teu e com o meu (Dinis)

Bjs e bom fds (gelado)
De zeza a 9 de Janeiro de 2009 às 22:50
Pois....k dizer amiga.. cada um tem la o seu feitio.. e ele tem o dele.. nao existe duvida k é de mta intiligência.. e isso é mau?? hummmmm acho k é mto bom..somos presas por ter cao e presas por nao ter..olha melhora o k achares por bem.. mas continua a falar e" incentivar" pois ta mais k visto k so lhe faz bem..às vezes e por os amarmos mto fazemos porcaria..eu acho k fiz e mta..mas uma coisa é certa foi por mto amor..bjos doces
De terra mãe a 10 de Janeiro de 2009 às 23:16
Penso que tudo o que disseste é perfeitamente normal. É uma afirmação da sua própria identidade. Claro que é mais fácil os meninos fazerem tudo que lhes é pedido...
De Maggie a 11 de Janeiro de 2009 às 08:49
Hello linda!
Fizeste muito bem em ir à escolinha ver o que se anda a passar, eu também teria achado estranho e ficado preocupada =S O JD tem que perceber que daqui a nada vai para a escolinha a sério e que não pode ser sempre como ele quer, mas acho que fizeste da melhor maneira, ele já é um homenzinho ;O) e é capaz de compreender as coisas se lhe forem bem explicadas, tal como a mamã fez =)
Mas... muitos parabéns, não sabia que o JD era assim superdotado ;O) Deve ser giríssimo vê-lo ainda tão pequenino já a ler e escrever dessa maneira. Compreendo porque dizem para não o estimular, para evitar que mais tarde não perca o interesse porque não conseguem/imos acompanhar essa rapidez de aprendizagem. Está um homem o nosso JD, é e ainda será muito mais motivo de orgulho dos papás babados ;O)

Jokas doces
De golfinho a 11 de Janeiro de 2009 às 17:57
Olá!

Acredito que seja necessário, mas faz-me um bocado confusão que se avaliem as crianças tão cedo... E depois, há certos parâmetros que mais parece que se avalia a personalidade do que a relação com a escola... Sei que não tenho experiência nenhuma nesta área, mas a sério que acho estranho... Já estou a ver quando for com a Mariana: vai ter péssimas notas porque não come?!!! Mas as pessoas são obrigadas a comer?

Ai querida, desculpa o desabafo... O mundo já é tão competitivo, é preciso começar tão cedo? Não seria suficiente existir um caderninho para partilhar entre os pais e a educadora, com informações sobre o filho? Bom, como digo não tenho experiência e devo estar a dizer muitos disparates.

Concordo contigo, não estás a estimular o teu filho, mas não o podes privar do mundo que o rodeia. E se é ele que demonstra interesse também não deves ignorar, não é?

O JD é um doce! Claro que tem um feitio especial e não está sempre bem disposto! Mas alguém está?!

Um beijinho grande e DESCULPA!!!
De Carla e Diogo a 11 de Janeiro de 2009 às 19:09
Não vejo nada de anormal. É a sua própria personalidade, até me parece ser um menino muito inteligente já sabe ler...
Não te preocupes.
Beijinhos
De Raquel R. a 11 de Janeiro de 2009 às 22:00
Olá! Bom ano!!!
Cada criança cresce e se desenvolve ao seu ritmo. O JD está a formar a sua personalidade e por vezes pode não estar "em sintonia" com o que querem que se faça na escola!!!
Como mãe estiveste muito bem e mostras que consegues ver mesmo "os defeitos" do teu filho!
Beijokas
De sonhoterumfilho a 11 de Janeiro de 2009 às 22:27
Estamos sempre a conhecê-los não é amiga? Não me parece também nada de grave. Essa é a personalidade dele, podem haver arestas que podes limar, mas outras será dificil. Lembro-me de também ter um mau feitio e o meu pai tentar que eu mudasse, mas acho que nunca conseguiu. O nosso feitiu é dificil conseguirmos mudar, é genético, nasce conosco.
Beijocas grandesssss e boa semana
Susana
De maebabada a 12 de Janeiro de 2009 às 09:58
eu acho importante sabermos bem como é o dia a dia deles, e mais, acho importante que as educadoras saibam que nós nos importamos.

Claro que cada um tem o seu feitio, mas todos sabemos que no mundo dos crescidos temos que engolir muitos sapos e, para mim, é bom que eles saibam que as coisas não podem ser sempre como querem e se eles perceberem conosco isso, devagarinho e com paciencia sofrem muito menos do que se for no "mundo real". acho que fazes muito bem em estar atenta e fazer tudo o que é possivel para que sejam pessoas melhores, para mim, isso é ser boa mãe:o)

e parabens pelos avanços nas letras!

beijocas

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