.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.Prémio que ganhei

.Contador

visitas

.Relógio

blogs SAPO

.subscrever feeds

.My Baby

Lilypie 5th Birthday Ticker

.Adopção

Lilypie Waiting to adopt Ticker
Terça-feira, 2 de Dezembro de 2008

Deixar a chucha

Obrigada pelas vossas mensagens simpáticas, eu já estou bem, apesar de a dor de gargante só ter passado totalmente ontem, era mesmo das dificeis. O Dinis continua com tosse e ranhoso, mas não o posso fechar em casa e deixar sair apenas quando o calor voltar. Pelo menos se não tiver febre, não é mais.

 

Por isso o nosso fim de semana, que deveria ser de passeio, foi muito caseio:

* sábado

- ida da mamã ao oftalmologista, pois estava a precisar de mudar de lentes;

- mais umas compras de Natal, que conseguimos fazer por termos ido para o centro comercial ainda de manhã, quando saimos era o caos total para entrar, e há vrise, olha se não houvesse????               

* domingo

- almoço em casa dos avós uma uma grande, grande rabujeira, que acabou com uma bela de uma sesta;

* 2ª feira

- em casa, no choco, só saimos para ir a um super-mercado comprar umas coisas que necessitava para o jantar

 

Por isso vou hoje falar de um assunto que já ando para abordar á algum tempo.

 

Quando fomos à consulta dos 2 anos, o pediatra disse que até aos 3 anos o JD tinha de largar as fraldas, o biberão e a chucha. Na consulta dos 3 anos, ele nem perguntou se ele tinha deixado estes objectos ou não, mas a verdade é que tal ainda não aconteceu.

 

O biberão é mais por culpa minha, pois é cómodo para mim que ele beba o biberão de leite no carro, a caminho da escola. Já tentei várias vezes que bebesse um pacote de leite pela palhinha, mas não resultou, apesar de beber leite pela caneca ou por palhinha se não for de manhã.

 

A chucha eu bem gostava de lha tirar. Já tem os 2 dentinho da frente de baixo um pouco tortos para dentro e acho que tem a ver com a chucha, apesar de esta ser daquelas muito pequeninas, dos recém-nascidos, pois de chuchas grandes nunca gostou.

 

Ele usa a chucha apenas para adormecer, quando está doente ou faz birra. Normalmente não se lembra dela, a não ser que a veja e por isso estão todas fora da vista. E digo todas, pois até aos 4 meses ele não pegava na chucha e como era um bebé muito irrequieto, eu ia insistindo. Por isso tem ai uma meia duzia e todas lhe servem.

 

Quando as aulas estavam a acabar, na escola anterior, ele dizia que ia largar a chucha quando fosse para a sala dos meninos de 4 anos. Mas como mudou de escola, não lhe quis estar a tirar o aconchego que ele tinha, pois no fundo é para isso que funciona.

 

Agora diz que quando fizer 4 anos vai deixar a chucha. E eu disse-lhe que ele podia pedir o brinquedo que quizesse, que a mamã e o papá compravam. E sabem o que ele pediu? Um telemóvel a sério, mas só dele, que a mãe e o pai tem um cada um e ele também quer...

 

Fiquei de boca aberta e queria os vossoa conselhos. Se por um lado acho cedo para ele ter um telemóvel, que ele usa como brinquedo, quando apanha algum dos nossos, não para fazr chamadas mas para tirar fotos, fazer filmes, mudas os sons, etc, é um ás do telemóvel, por outro lado se calhar era uma boa oportunidade para acabar com este vicio.

 

Eu leio nos blogs que a maior parte das crianças nestas idades já não usam chucha, mas na escolinha dele existem alguns da mesma idade que a usam e ele usa isso como argumento.

 

Digam-me da vossa justiça, por favor

 

 

publicado por era1xeu às 18:49

link do post | comentar | favorito
|
27 comentários:
De olhudinhos a 2 de Dezembro de 2008 às 19:46
hehe...aqui esta um xuxodependente!sinceramente acho que ele aos poucos vai deixando a xuxa e esquecendo-se dela...acho que nao vale a pena obriga-los a fazer ou nao fazer aquilo que queremos ou que achamos melhors, porque ainda é pior.se dizes que ele raramente usa a xuxa é porque esta num bom caminho...nao vale a pena tar a forçar a nada!
a cerca do telemovel acho que e um bocadinho cedo de mais...tambem ja ta numa idade que nao liga aqueles de brincar ne?e complicado...:S
sempre lhe podes comprar um daqueles que é o MO1 e o MO2.que se vendem na iamginarium.e mesmo para os mais pequenos.metes os numeros mais importantes(pais, avos) e so da para ligar para esses.depois deve ter muitas animaçoes para o teu pequenote, porque e mesmo feito para crianças.se tiverem cuidado e um investimento a longo prazo , depois mais tarde vai-lhe fazer jeito.
depois passa no nosso blog...
ja ta mais bonito e actualizado!
beijokas****ainda bem que tao melhores :)
De Cris a 2 de Dezembro de 2008 às 22:01
Ainda bem que já estás melhor :-)

O Dinis está muito engraçado na foto com as chuchas :-)

Na minha opinião, acho que deve ser cedo para lhe dares um tlm. Se fosse eu tentava virar-lhe a ideia.

Se não conseguisse, e uma vez que deixar a chucha também é importante, talvez considerasse a hipótese de lhe dar esse tlm. que é mais apropriado para os mais pequenos.

Boa sorte.
Beijinhos.
De Filipa a 2 de Dezembro de 2008 às 23:24
Essa foto está demais!
Quanto ao que nos perguntas, acho que de facto é muito cedo para um telemóvel a sério... tenta dar-lhe a volta, empresta-lhe o teu...
Não sei que dicas te dar, pois com o Miguel foi fácil, deixei apenas de lhe dar a chucha à noite e ele também não pediu mais.
Tenta qualquer coisa relacionada agora com o Pai Natal, ou dar a chucha a alguém... não sei...
É que realmente começa a ser altura de deixar... quanto mais tarde pior deve ser...
De Paula (pestinhas) a 3 de Dezembro de 2008 às 09:37
Ora vamos lá por parte, em 1º espero que estejas já boa das doenças e afins.
Quanto à chucha de facto deves tentar tirar-la é certo que na 1º semana vais ter choro e birras mas tens que ser suficiente firme para a tirares afinal é para bem dele, com o kiko ela desapareceu e nunca mais apareceu (andamos a pocular mas nada), quanto ao tlm acho cedo, porque há sempre o perigo de ligar e mesmo que não tenha saldo o 112 liga sempre...

Beijocas
De Ana Luísa a 3 de Dezembro de 2008 às 10:02
Olá minha linda...
Então aqui vai a minha opinião.
Acho que essas três coisas devem desaparecer, sim...mas quando acharmos que é altura certa.
Nada de colocar metas, tal como a idade.
O Martim deixou de usar fraldas neste Verão. Agora usa só para dormir. De vez em quando faz cocó nas cuecas, mas eu não me importo. Ele ainda não está preparado.
A xuxa é a melhor amiga dele. É capaz de levar 24 horas com ela na boca. É mesmo dependente. Mas não tenho pressa de lhe tirar apesar do já evidente arqueamento dos dentes.
O biberão é outros dos seus melhores amigos. Leitinho de manhã e à noite tem de ser na caminha deitado e de biberão. E agora queres saber que idade tinha eu e a minha irmã quando deixamos o biberão???? 10 anos! E a minha mana deixou a xuxa aos 10 também e depois começou a xuxar no dedo até aos 18 anos,a ltura em que entrou na universidade!
Como vês não há idade certa para nada nesta vida! Um dia há de chegar o momento e qd o momento chegar nós saberemos identificá-lo!
Relax e não te deixes levar por pressões de terceiros. Dos nossos filhos sabemos nós!
Espero ter ajudado um pouco!
De A Nossa Estrela a 3 de Dezembro de 2008 às 10:20
Minha linda, ainda bem que já estás melhor, vais ver que o Dinis vai conseguir contornar a onda de frio!
Quanto ao tlm, a minha opinião é que acho ainda muito muito cedo. Eu sei que ele gosta de mexer nos tlm's mas porque não arranjas um menos novo, que tenha bateria para ligar e que não possa fazer chamadas? e mesmo assim....
Quanto à xuxa...se não tivesse lidado de perto com uma situação pior era capaz de dizer que ele já devia ter deixado a xuxa, que lhe fazia mal e afim...mas a minha afilhada que hoje já tem 9 anos usou xuxa até aos 6 anos, já tinha entrado na primária! E é uma miuda normal, inteligente, esperta e sem problemas! Quanto aos dentes...pois isso não sei, mas se houver algum torto...endireita-se!
O Gui tb já devia ter deixado a fralda da noite e ainda não o fez e por aquilo que falei com a pediatra devemos de andar de fralda de noite até para aí os 6 anos
Beijos aos molhos
Sandra
De maebabada a 3 de Dezembro de 2008 às 10:54
olá,

o G. já não usa fralda nem biberon, mas não foi por ter traçado nenhuma idade..foi porque aconteceu, ele nunca gostou de beber leite pelo biberon, bebia pouco, pouquissimo, portanto tirei-o muito cedo, para aí com um ano.
A fralda foi este verão, porque experimentei e percebi que ele estava preparado, já não usa de dia nem de noite, porque ele faz antes de dormir e não tem necessidade de fazer durante a noite, salvo raras excepções, mas acorda.
A chucha...usa para dormir, so em casa, no colegio não pede. Mas em casa pede sempre, sempre, sempre, para a sesta ou à noite...e sinto que ainda lhe faz falta...O unico conselho que o pediatra deu foi para so ter uma, e não lhe comprar mais nenhuma, ou seja, aquela ha-de ficar com tão mau ar e a borracha tão desenxaibida que ele propria ha-de deixar de a pedir..para ja é o que estamos a fazer.
Quanto ao tlm...é capaz de ser muito cedo...mas sei que ha uns da imaginarium que são maquina fotografica e tlm...muito basicos, mas se servir o proposito..porque não:o)
desculpa o post tão longo...
beijocas e não stresses que ele não ha-de ir para a tropa de xuxa (eu pelo menos espero que o G. não va :o)))
De Sandra e Miguel a 3 de Dezembro de 2008 às 11:07
Em 1º lugar, continuação de rápidas melhoras para ti e para o teu menino!
Em relação à chupeta, não te posso ajudar o Miguel nunca usou... quanto às fraldas vou tentar tirar no próximo verão pois neste ele ainda não estava preparado e eu tb não insisti muito, quanto ao biberão, confesso que tb é mais prático para mim de manhã e à noite, mas julgo que vai ser fácil de largar pois ele não é muito dependente e adora beber pela palhinha!
Conclusão, cada criança tem o seu tempo!
A foto está o máximo!
Bjinhos
Sandra e Miguel
De Cristina a 3 de Dezembro de 2008 às 11:28
Já sabes que a minha ainda usa chucha. Sou sincera. Já me incomodou mais do que agora. Quando estiver preparada há-de deixar de usá-la...

Cristina
De Nany a 3 de Dezembro de 2008 às 12:26
LOL a imagem dele com as xuxas está o máximo.
Ainda bem que estás melhor.
Quanto a xuxas, fraldas e biberons é complicado. Andamos na luta da fralda, mas com o frio custa-me sentá-lo de rabito ao léu à espera.
O biberon funciona na perfeição, se lhe der o leite no copo de água com ou sem bico não bebe. As palhinhas são para soprar e fazer bolhinhas e não para xupar ;)
Em relação ao telemóvel, na minha opinião ele ainda é pequeno, embora já exista um na Imaginarium mais ou menos apropriado para crianças. Tenta convencê-lo com outroa coisa que sabes que ele gosta, e ir substiutindo a xuxa por um boneco amigo que ajude no soninho.
Bjks

PS: Conselhos/ideias de mãe inexperiente, de 1ª viagem

Comentar post

.Nome baby

Wizard Animation

.A minha familia

Pyzam Family Sticker Toy
Get your own Family Sticker Maker & MySpace Layouts.

.links

.subscrever feeds

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis