.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.Prémio que ganhei

.Contador

visitas

.Relógio

blogs SAPO

.subscrever feeds

.My Baby

Lilypie 5th Birthday Ticker

.Adopção

Lilypie Waiting to adopt Ticker
Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

Acabou o estado de graça

Eu sabia que era sol de pouca dura. O estado de graça da escola nova acabou. A rotina instalou-se e se é coisa que o meu filho pouco aprecia, é rotina.

 

Por isso ontem, quando o pai o foi levar, ficou a chorar. Hoje foi comigo. Eu bem fui à sala dele para ver uma imagem que ele me queria mostrar e o cabide onde ele pendura as coisinhas dele. Eu bem o ajudei a vestir a bata e a preparar-se para ir para o pe dos outros meninos. De nada serviu.

 

Foi aompnhar-me à porta, como faz todos os dias, e queria sair comigo. Agarrou-se à minha perna a chorar, a dizer que queria a mamã e tive de o arrastar à força para dentro da escolinha.  Ficou a chorar, ao colo de uma das educadoras e mesmo quando foi à janela dizer-me adeus, ficou lavado em lágrimas.

 

Custa-me tanto deixa-lo assim na escola. sei que é bem tratado, que se calhar eu ia ao fundo da rua e já estava tudo bem. Que ele até gosta de lá estar e fala com entusiasmo da escola, do qu por lá se passa e conta aventuras dele e dos colegas.

 

Mas saio de lá triste, infeliz, a chorar por dentro. O meu coração de mãe diz-me para o ir buscar, abraçar e mimar até parar de chorar, ou seja, o dia todo

 

Já no outro infantário era assim, tinha dia de choradeira, tinha outros que ficava bem. Nem a promessa de o ir buscar cedo e de irmos à piscina ao fim do dia, o fez acalmar.

 

Todos gostam dele, até a professora da 1ª e 2ª classe já fala com ele e se mete com ele quando o vê, pois ele já quer ia para a sala dos mais cresidos, até lhe telefona a brincar a pedir para ir para o pé dela.

 

Ainda ontem me pediu para levar uma tatuagem na barriga, pois os outros meninos tinham também (a educadora diz que não sabe de nunhum menino com tatuagens nesse sitio...) e lá ia todo contente a exibi-la. Por isso parece-me que não está mal por lá. Então porque fica a chorar? É o 3º ano que fica numa escola, sem estar comigo ou com a avô o dia todo, não seria já altura de ele se habituar?

 

 

A educadora disse que ele era um menino muito especial. Gostava de brincar com um ou outro menino mas não gostava de muitas confusões. Quando os outros espalhavam os brinquedos no chão e estava a brincar todos junto, ele afastava-se sempre e optava por brincar com outra coisa sozinho.

 

Eu sei isso, tenho-o constatado. Gosta de brincar com outras crianças mas só 1 ou 2. Tudo o que seja mais do que isso, ele deve achar uma multidão e afasta-se. Não sei se isso é bom ou mau, é a maneira de ser dele.

 

Disse também que ele não faz praticamente desenhos, só quer fazer letras, palavras, escrever coisas. Ele está muito, muito interessado em escrever e ler. Foi um maravilhoso mundo novo que se abriu para ele, no qual todas as letras e palavras afinal tem uma razão de ser e um significado qualquer. Identifica e escreve todas as letras do alfabeto, desde que sejam letras de impressa e também já identifica a maioria das letras mais pequenas. Ainda acha estanho que certas letras posam ser feitas de maneiras diferentes, mas até a isso acha piada e aceita como uma espécie de desafio.

 

Já "lê" e identifica algumas palavras como "mamã, papá, pápa, novo, pizza, João, Dinis, não, sim, avô, avó". Um papel e uma caneta são essenciais para onde quer que vá. Tenta escrever e reproduzir todas as palavras e letras que vê (como se isso fosse possivel...) mas tem um optima memória, pois vê uma palavra, fixa as letras e vai escrevendo ao longo do caminho.

 

Também não sei se esta tendência é boa ou má. Acho-o ainda pequeno para este tipo de coisas, mas não consigo nem quero refrear a curiosidade dele pelas letras e pela escrita. Tenho é medo de quando chegar à escola a sério e se já tiver aprendido essas coisas, que perca o interesse pelas aulas. Os vossos filhotes são assim?

 

 

 

tags:
publicado por era1xeu às 20:16

link do post | comentar | favorito
|
24 comentários:
De Mary a 8 de Outubro de 2008 às 21:26
O JD vai avançado. Acho que não deves quebrar a curiosidade dele mas incentivá-lo também não pois realmente é pequeno. Qt à escolinha... lamento. Espero que passe depressa.
Bjs
De Filipa a 8 de Outubro de 2008 às 22:03
O meu Miguel nunca mostrou aptencia para essas coisas, também nunca lhe mostramos ou falamos em letras.
Mas há miúdos assim, não te preocupes!
Quanto à escolinha, é normal, caiu agora na real! Apesar de já andar há 3 anos em escollinhas, são locais novos. Novas adaptações...
Tenta não valorizar à frente dele e não llhe mostres que ficas triste.
Se for como o Miguel ao fim de 2 semanas pára o choro!
De Raquel R. a 8 de Outubro de 2008 às 22:12
Ele parece-me muito desenvolvido, já com interesse pelas letras... pode ser por isso que sinta algum desinteresse, porque nao devem ser essas as actividades normais na sala dele!
Quanto ao gostar de brincar sossegado e com poucos meninos é mesmo feitio!
Beijokas
De Príncipes do Meu Reino a 9 de Outubro de 2008 às 07:12
Olá minha querida,

Pois aqui passou-se precisamente o mesmo.. era uma infelicidade para eles e para mim.. só que a deles durava 1 minuto e a minha o dia inteiro.
Acreditas que um dia deixei o Afonso no recreio a chorar e fui para dentro da sala deles espreitar oelos buraquinhos do estore para ver o que se passava??

Felizmente passou.. weeeeee.. e há duas semanas qe ficam lindamente.. ontem pedi-lhes um beijo e foi dado mesmo à pressa porque queriam brincar com os amigos.

Eles são muito populares, estão lá desde o início de Stembro e todos (educadoras, aux. e os meninos já da 1ª, 2ª e 4ª classe) os conheem e eles sabem o nome de toda a gente. Chamam-lhes "os manos gémeos Afonso e Dinis" (são os único do colégio).. vais ver que mais dia menos dia isso vai passar...

Um beijinho apertado
Pat
De Cris a 9 de Outubro de 2008 às 09:51
Não deve ser nada fácil deixares o JD a chorar, mas acho que é normal, pelo que leio das outras mães.
É o que me espera no próximo ano :-(

O JD é um menino muito sensível, não deve ser de grandes confusões, por isso gosta mais de brincar com 1 ou 2 crianças. Eu ainda hoje sou assim, tb não gosto de muita confusão :-)

A Rafaela acho que vai pelo mesmo caminho...

Quanto ao gosto do JD pelas letras, realmente está muito à frente, mas acho que não tens motivo para preocupações.

Beijinhos.
De A Nossa Estrela a 9 de Outubro de 2008 às 09:58
Minha querida, em relação aos choros, sabes bem que estou uma semana (salvo erro) adiantada em relação a ti, ou seja, a 1ª semana fabulosa, a 2ª desastrosa, a 3ª "por um fio" e a 4ª a melhorar consideravelmente. Por isso vais ver que dentro de dias tudo estará normalizado. Uma coisa importante é transmitires-lhe segurança e confiança na escola que escolheste.
Quanto ao gosto pelas "letras" acho que não deves desmotivá-lo nem incentivá-lo, deixa as coisas acontecerem naturalmente, há crianças assim! O G. não tem esse furor em aprender as letras, gosta mais de números e fazer contas.
Espero que esse coraçãozinho de mãe hoje esteja mais calmo.
Beijinhos
Sandra
De Carla e Diogo a 9 de Outubro de 2008 às 10:16
Acho que fazes bem em incentivar. Se ele gosta porque não?
Quanto ao infantário, acho que são fases, já me disseram que o Diogo hoje fica bem e amanhã pode fazer birra e não querer ir...
Beijinhos
De Paula a 9 de Outubro de 2008 às 10:38
O meu filho sabe o abecedario todo, conhece muitas palavras, nomeadamente marcas de carros sabe-as todas, sabe identificar o nome completo dele, o meu, o do pai, e algumas palavras mais utilizadas. Tem um jogo com o abecedario e com algumas palavras começadas pelas respectivas letras. Quando as ve noutros sitios já as conhece. Não gosta de escrever nem letras nem numeros . Prefere desenhar.
Fica na escola sem chorar mas por vezes pede-me p ficar em casa com ele....
Beijinhos grandes
De Mara a 9 de Outubro de 2008 às 11:20
Quanto à choradeira... a minha vai ser igual. É deles e creio que só deve passar já na 1ª classe.

As letrinhas e a forma como ele identifica as palavras faz-me crer que o teu filho é muito inteligente (pelo menos em relação à minha que não se interessa por nada disso!). Eu acho que devas ir saciando a sua curiosidade e o incentivando a escrever mas acredito também que quando ele for para a escola se vá sentir desmotivado por já saber o que os outros ainda estão a aprender.
Portanto, se fosse a ti ficava atenta porque se o teu filho for sobre-dotado poderás precisar de ajuda.

Não sei se ajudei... Se confundi...

Beijinho
De maebabada a 9 de Outubro de 2008 às 11:20
O G. adora letras...ate nas noticias em rodapé ele se poe a apontar as letras que reconhece. Não incentivo mas também não o afasto disso, é a tendencia dele, não vale a pena forçar nem num nem noutro sentido penso eu.

O G. também não gosta de muita confusão..prefere brincar sozinho ou com miudos mais velhos que ele..

O chorar...o G se for eu a leva-lo ao colegio chora sempre...vai com o pai e fica bem, ate vem à janela dizer-lhe adeus..não tens hipotese de experimentar ser o pai a deixa-lo? Ou pode ser so uma fase também...e daqui a uns dias passar.

é preciso ter paciencia..desde que não se passe nada de errado na escola ( e ele ja contaria se houvesse) é não dar importancia..

Comentar post

.Nome baby

Wizard Animation

.A minha familia

Pyzam Family Sticker Toy
Get your own Family Sticker Maker & MySpace Layouts.

.links

.subscrever feeds

.posts recentes

. O telefone tocou de novo

. Feliz Ano Novo 2010!!!!

. Feliz Natal!!!!

. Boa Páscoa

. Selinho que ganhei....

. Vou mudar de sitio....

. O electroencefalograma do...

. Desafios

. O telefonema da Segurança...

. A consulta do Dinis